Diego Pereira e Pedro Tavares vão representar o Brasil na competição que será disputada no México, em agosto. Vagas foram conquistadas, neste domingo, dia 17 de agosto, em Uberlândia (MG)

 A Associação Blumenau de karate/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Ipiranga/SME Blumenau teve um aproveitamento de 100% na Seletiva Nacional para o Campeonato Pan-Americano de Base, que será disputado, no México, entre os dias 22 e 28 de em agosto. Neste domingo, dia 17 de agosto, em Uberlândia (MG), os atletas Diego Pereira e Pedro Tavares carimbaram o passaporte para representar o Brasil no torneio nas suas respectivas categorias (ver tabela).

Vanderlei de Oliveira, treinador da SME Blumenau e coordenador das Seleções Catarinense de Karate, considera como muito bom a participação dos dois atletas da equipe na Seletiva Nacional. “Se considerarmos o nível técnico da competição, o resultado foi ótimo”, analisa o técnico. Ele lembra que ambos não haviam conquistados vagas para a etapa final do Campeonato Brasileira. Entretanto, pelo regulamento da Confederação Brasileira de karate (CBK), com as classificações para o Pan-Americano, os blumenauenses também garantiram presença na final do torneio nacional, em novembro.

Sobre a preparação dos atletas Diego e Pedro para o Pan-Americano, o treinador considera fundamental que ambos cheguem competitivos ao campeonato. “Vamos intensificar a preparação dos dois atletas para que estejam bem técnica e fisicamente”, antecipa Vanderlei. “Será um período curto de um mês de preparação, fazendo ajustes e estudando possíveis adversários do Pan-Americano”, completa o técnico.

Revelação

Atual vice-campeão brasileiro pela categoria Sub-14 até 55 quilos e revelado nas categorias de Base pelo professor Vanderlei de Oliveira, Pedro é um dos novatos da delegação brasileira no Pan-Americano. O torneio no México vai ser sua primeira competição internacional.

“O Pedro vem mantendo uma boa regularidade na atual temporada. Tendo sido, por exemplo, medalhistas nas etapas do Estadual Série A de karate. Acredito que ele tenha ótimas chances no Pan-Americano”, destaca o treinador. Sem descanso, Pedro retorna para Blumenau nesta segunda-feira, dia 18 de julho e já na quinta-feira, dia 21 de julho, embarca para Curitibanos, para representar Blumenau na Olimpíada Estudantil Catarinense

Talento

Diego Pereira, 18 anos, há mais de 10 anos, vem mostrando talento nos tatames. O blumenauense já fez parte da Seleção Brasileira de karate nas categorias de Base. Sua última tentativa foi em 2020, na Seletiva Nacional, quando ainda disputava pela categoria Kumitê Júnior acima de 76 quilos.

Vale lembrar, que Diego fez parte da Seleção Brasileira no Sul-Americano disputado em abril, em Guayaquil, no Equador. Na oportunidade, o blumenauense não obteve a classificação direta para o Pan-Americano, por não ter sido medalhista. ”Vim para a Seletiva em busca da sonhada vaga e espero representar bem o Brasil. O México, aliás, me traz boas lembranças”, comenta Diego.

Talento descoberto pela professora Maike, Diego tem no currículo expressivos resultados em torneios internacionais. Em 2019, por exemplo, foi campeão da etapa do Karate 1 Youth League, em Monterrey, no México. – um feito inédito para o karate brasileiro. Antes o blumenauense havia conquistado a medalha de bronze no tradicional USA Open & Júnior international Cup, em Las Vegas (EUA).