Foram nove medalhas de ouro, sete de prata e quatro de bronze. Equipe teve 22 atletas na competição, disputada no último sábado, dia 25 de junho

A dobradinha no Kumitê Sênior até 84 quilos, entre Welton Barbosa (ouro) e Diego Pereira (prata), foi o destaque da Associação Blumenau de karate/Barão/Arawaza/Norte Shopping/Neumarkt Shopping/Ipiranga/SME Blumenau, que no último sábado, dia 26 de junho, disputou o 13º Open Nacional de Joinville – Taça Durci Nascimento. Com 22 atletas, a ABK/SME Blumenau conquistou 20 medalhas, das quais, nove de ouro, sete de prata e quatro de bronze. O torneio foi disputado no Ginásio do Sesc, em Joinville, é teve a participação de mais de400 atletas de 43 associações, inclusive de São Paulo.

“Treinamos juntos todos os dias e conhecemos nossas características. Na final da primeira etapa do Estadual Série A, neste ano, o Diego saiu vencedor. Entretanto, no Open, consegui surpreendê-lo”, brinca Welton, que venceu duelo equilibrado por 8 a 5 e sagrou-se tricampeão do torneio. Diego vai à mesma linha da brincadeira e, até mesmo, sonha com uma possível decisão entre ambos, na final do Campeonato Brasileiro. “Seria o máximo para os dois, fechar com chave de ouro a temporada”.

 Regularidade

Na avaliação de Vanderlei de Oliveira, treinador da ABK/SME Blumenau, pelo número de atletas da equipe na competição, a quantidade de medalhas é significativa. “O grupo mostrou muita qualidade. Tivemos difíceis adversários. O importante, independente da classificação por equipe, foi os resultados individuais, que mostram uma evolução técnica e tática do grupo”, analisa Vanderlei.

Sem folga para descanso, o grupo reinicia nesta segunda-feira, dia 27 de junho, os treinos de olho nos próximos desafios, julho. A ABK/SME Blumenau tem programada participação na Seletiva Nacional para o Pan-Americano de Base e a Olimpíada Estudantil Catarinense. “A ordem é intensificar os treinamentos e melhorar alguns fundamentos para que o grupo chegue nessas competições mais preparados”, adianta o treinador, que se mostra confiante em bons resultados.

Outros destaques

Por mencionar categorias de Base, Shanaia Sell, por exemplo, que vai defender Blumenau na Olesc, ficou em segundo lugar na Cadete acima de 54 quilos. Outro ótimo resultado ficou com André Nunes, campeão na categoria Júnior até 76 kg. “São atletas que estão evoluindo muito nos treinamentos, e os resultados estão aparecendo.” comenta Vanderlei.

Da categoria Adulta, outro destaque ficou Gabriela Mendes, ouro pela Sênior até 68 quilos. A blumenauense venceu todos os confrontos. A ABK/SME Blumenau teve ainda ouro com Lucas Andrade, também na Sênior até 67 kg – além da prata, com Júlia Maily, até 50 quilos.